José Saramago começa a Maior Flor do Mundo dizendo não saber escrever histórias para crianças.
Afinal não era verdade. Esta história é fantástica para as crianças de todas as idades. Mesmo para as que não sabem ler.
João Caetano ilustrou a história de forma a que o leitor vá imaginando as suas leituras a partir do imaginário das suas ilustrações.
Saramago começa pequenino, lá ao fundo escrevendo, e vai crescendo, crescendo, com a história.
No final, ficamos com vontade de correr atrás das últimas imagens para ver que mais histórias escondem...
João Caetano nasceu em Moçambique, em 1962, e tem o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes do Porto. Começou a sua atividade ligado à Banda Desenhada. Em 1980, participou no programa televisivo Animação, da autoria de Vasco Granja, e foi premiado em concursos de banda desenhada promovidos pela ESBAL e pelo Diário de Notícias. Desenvolve profissionalmente a actividade de ilustrador, desde 1981. Colaborou em mais de 50 títulos no âmbito do livro escolar. Ilustrou cerca de 20 títulos na área do livro infanto-juvenil, em Portugal e Espanha. A par com esta atividade tem participado em diversas exposições de pintura. Integrou o catálogo The Best of..., no Concurso de Ilustração do BIB, Checoslováquia, em 1995. Participou no seminário Design Pr'Amanhã, realizado pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Portalegre, em 1999. Recebeu Menções Honrosas do Prémio Nacional de Ilustração pelas ilustrações dos livros Os Mais Belos Contos Tradicionais - Ed. Civilização, em 1998, e Conto Estrelas em Ti - Ed. Campo das Letras, em 2000; foi-lhe atribuída ainda uma Menção Especial do concurso Scarpetta d'Oro, em Itália, em 2000 e o Prémio Nacional de Ilustração em 2001. Tem colaborado com Bibliotecas Municipais e escolas do ensino básico em actividades culturais de âmbito diversificado.
Fonte: Caminho Editora
Sem comentários:
Enviar um comentário