terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A Maior Flor do Mundo, Saramago e eu...


Em 2003, numa visita à Feira do livro de Lisboa, encontrei Saramago no pavilhão da editora Caminho a autografar os seus livros.
Não trazia nenhum, não sabia que Saramago ia estar na Feira naquele dia.  Comprei o Ensaio sobre a Cegueira e A Maior Flor do Mundo para a minha filha, Maria.
Fui para a enorme fila e esperei pela minha vez.  José Saramago estava com um ar cansado e sem grandes sorrisos.  Quando chegou a minha vez, autografou o Ensaio sobre a Cegueira sem quase olhar para mim, mas quando lhe entreguei  A Maior Flor do Mundo, olhou-me a sorrir e perguntou;
_ Para quem é este livro?
_ É para a minha filha, Maria. Já tem um, mas agora comprei outro para ficar com o seu autógrafo.
_ É pequenina a sua filha? Já leu o livro?
_  Tem 4 anos, já lhe li o livro. Gostou de como o menino salvou a flor.
_ Então vou desenhar uma flor para a Maria!
Saramago desenhou uma flor no livro da Maria, levantou-se e deu-me um beijo. As pessoas da fila devem ter pensado que o conhecia, porque não deu um beijo a mais ninguém. Foi muito engraçado.

Sem comentários:

Enviar um comentário